Não vou me aprofundar nos termos técnicos, meu objetivo aqui é falar de forma simples e objetiva a diferença entre estas duas tecnologias, para facilitar a compreensão.
A priori, antes de saber a diferença entre microinversor e inversor string precisamos saber sua utilidade, a principal função de ambos é converter a energia elétrica que é inicialmente gerada pelas placas solares em corrente contínua para corrente alternada, para acompanhar a produção da energia gerada, as duas tecnologias disponibilizam os dados gerado na rede para acompanhar via web. Assim, a energia gerada pode ser acompanhada em qualquer lugar.
Os inversores possuem diversos recursos para a energia gerada seja compatível com a rede da concessionária no local, eles contêm uma inteligência interna que trás auto rendimento durante sua operação e um sistema de proteção para que o funcionamento seja seguro.
Mas, afinal, qual é a diferença entre o microinversor e o inversor string, já que eles contêm a mesma função?
A resposta é eficiência!
O inversor tradicional utiliza painéis solares interligados em séries, operando assim com altas tensões em corrente contínua, trazendo um riscos maior para os instaladores, por isto o cuidado na instalação deve ser redobrado.
O inversor string como a conexão dos módulos é em série, se um módulo estiver perda na produção, afeta os demais módulos caindo o rendimento de todos. Já no micro inversor não existem ligações em série de painéis solares, com isto, os painéis trabalham de forma individuais.
São essas algumas das vantagens dos micro inversores:
· Alta eficiência devido o trabalho individual por módulo;
· Probabilidade de mismatch reduzida, pois os efeitos do sombreamento, da poeira etc. que agem sobre um só módulo fotovoltaico não afetam o desempenho do gerador por completo;
· Módulos com baixo desempenho podem ser facilmente identificados e monitorados;
· Eles funcionam de forma independente, ou seja, caso um pare, os outros continuas funcionando de forma proporcional de arranjo;
· Monitoramento precioso, pois trabalham de forma independente;
· Possibilidade de ampliação do sistema com uma maior facilidade;
· Cada painel trabalha com toda a sua potência, independente dos outros presentes no mesmo arranjo;
· O micro-inversor possibilita que todo o caminho de corrente contínua esteja unicamente no telhado, pois este fica anexado à placa solar. Em outros casos, no inversor convencional, é necessário criar um caminho de corrente contínua adicional ao circuito da residência e expor o usuário a choques e descargas deste tipo perigoso de corrente.