CARREGADOR AUTOMOTIVO

Carregador de veículo elétrico é um equipamento próprio utilizado para carregar a bateria de carros elétricos. Assim como outros equipamentos elétricos ou eletrônicos, como celulares por exemplo, que possuem bateria e são carregados por meio de um carregador, os carros elétricos seguem a mesma lógica.

O veículo ou carro elétrico funciona principalmente por eletricidade, ou seja, são veículos nos quais a propulsão é realizada, de forma total ou parcial, por meio do uso de um motor elétrico. Os carros elétricos possuem baterias no lugar do tanque de combustível e, ao invés de encher seu carro com galões de combustível (gasolina, álcool, diesel), é necessário conectá-lo à uma estação de carregamento (eletroposto) para realizar a recarga da bateria.
O carregador de carro elétrico conecta o veículo à uma fonte de energia elétrica para recarregar a bateria. Também conhecido por outros nomes como estação de recarga, ponto de recarga, posto de abastecimento, estação de carregamento ou ponto de carregamento, ele pode ser encontrado na versão residencial, comercial, ou de carga rápida (DC Fast Charger). Estes carregadores podem ser portáteis, instalados na parede, fixado em um suporte (totem de recarga) ou instalados diretamente no solo.
Carregar um carro elétrico é um processo simples: basta conectar o carro utilizando um cabo específico à um carregador conectado à rede elétrica e pronto. No entanto, nem todas as estações de carregamento funcionam da mesma forma.

Alguns carregadores podem ser utilizados simplesmente conectando-os a uma tomada comum, como por exemplo os carregadores emergenciais que acompanham o veículo elétrico. Enquanto outros requerem uma instalação mais elaborada com configuração e proteções elétricas para garantir segurança tanto do veículo quanto para o usuário, além de proporcionar maior velocidade de recarga. Há ainda os chamados eletropostos, que são carregadores que suportam recarga rápida com tensão e corrente maiores que os carregadores residenciais e comerciais. Estes geralmente são encontrados em rodovias, com o objetivo de viabilizar viagens mais longas sem a necessidade de recargas muito demoradas.

Para carregar a bateria de um carro elétrico é preciso entender que a bateria recebe a energia em corrente contínua (CC), porém, na maioria das vezes o veículo recebe a energia em corrente alternada (CA). Por isso, há a necessidade de um inversor para garantir a conversão da corrente alternada da rede elétrica em corrente contínua, como a das baterias. Todo carro elétrico possui um inversor interno para fazer esta conversão. 

Já os carregadores de carga rápida (DC Fast Charger), fornecem energia em corrente contínua (CC) e, portanto, utilizam seu próprio inversor interno e de maior porte, transformando a energia da rede (CA) em corrente contínua (CC) e permitindo dessa forma maiores potências e maior velocidade de recarga.

Precisa de ajuda?