Principais diferenças entre o sistema solar fotovoltaico On Grid e Off Grid

Neste artigo vou explicar a diferença entre os dois tipos de sistema solar fotovoltaico: ON GRID  e OFF GRID.

Lembrando que a energia solar fotovoltaica é aquela que transforma a energia luminosa proveniente do sol em energia elétrica por meio dos módulos solares e inversores e agora veremos os dois sistemas mais utilizados.

Sistema de energia solar fotovoltaica – ON GRID

Este sistema é conectado à rede elétrica e, com ela, trabalham em conjunto. O painel solar capta a luz solar convertendo-a em energia elétrica, na forma de corrente contínua. Na sequência, a energia é enviada ao inversor, que se encarrega de transformá-la em corrente alternada para alimentar residências ou outras edificações, o excedente e lançado na rede de distribuição, ganhando créditos energéticos. Quando chega a noite, o sistema para de produzir eletricidade devido a ausência do sol, com isto, você passa a consumir o seu crédito energético depositado na rede de distribuição.

No sistema on grid, há uma constante comutação entre rede elétrica e o sistema de geração de energia fotovoltaico, pois as variações do clima e sua inconstância faz com que o inversor se comporte como um misturador de energia. Isso significa que ele integra energia da rede ao quadro de luz. Quando é necessário, ele injeta a energia gerada em excesso na rede da concessionária, pelo sistema.

Em 2012, a Aneel declarou as regras para a Resolução Normativa nº 482, que passou a compensar os consumidores pela energia injetada na rede. Assim, toda a energia produzida e injetada na rede volta para o consumo, com a mesma proporção, em forma de sistemas de crédito de energia, desde então muitas pessoas optam pela instalação deste sistema na busca de sua independência energética.

Sendo assim, se você instalar um sistema capaz de gerar toda a energia consumida na sua residência, você não terá de pagar nada à concessionária, somente a taxa mínima que varia conforme o padrão de entrada de sua residência ou do seu comércio. Além disso, com a atualização da Resolução Normativa nº 687 de 2015, foram criadas novas modalidades de geração. Um dos benefícios é permitir que o consumidor utilize esses créditos para abater a energia consumida em outras edificações, desde que a conta esteja no mesmo CPF ou CNPJ.

Gerador de energia solar OFF GRID

O processo de geração de energia por meio do sistema off grid é semelhante ao do sistema on grid, porém este sistema não se conecta na rede de distribuição, ao invés disto, é conectado a um banco de bateria para armazenar a produção excedente, ou seja, a energia produzida é armazenada em baterias para garantir seu funcionamento em períodos com pouca ou nenhuma incidência de luz solar, assim, o banco de baterias são acionados alimentando a casa, empresa ou equipamento. São indicados para locais remotos sem acesso à rede elétrica das concessionárias de energia e, por isso, são usados, principalmente, em sítios, fazendas para eletrificação de cercas, de postes de luz, bombeamento de água, sistema de monitoramento etc.

Os geradores off grid deixam o sistema auto sustentável, as baterias constituem a única fonte provedora de energia. Portanto, é necessário dimensioná-lo de acordo com as características do clima local e da demanda de energia sobre o sistema, para que venha assegurar o abastecimento por completo sem prejuízo por falta de luz.

Resumo:

On Grid: Sistema solar fotovoltaico conectado à rede de distribuição

Off Grid: Sistema solar fotovoltaico auto sustentável, sem acesso a rede de distribuição

Precisa de ajuda?